Fazenda urbana vai produzir peixes e verduras em larga escala

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 11/03/2015
Alemães desenvolveram técnica a partir de práticas antigas (Foto: Clarissa Neher)

Um grupo de empreendedores alemães desenvolveu uma série de técnicas para produzir em larga escala peixes, verduras e legumes em uma fazenda urbana na capital Berlim.

"A aquaponia, que combina a criação de peixes e a agricultura, é um sistema antigo usado pelos astecas e chineses. O que nós fizemos foi profissionalizar a técnica para a produção comercial", disse à BBC Brasil Nicolas Leschke, um dos criadores do sistema de fazendas ECT. A motivação inicial de Leschke e sua equipe foi o desenvolvimento de um meio de produção de alimentos em larga escala sustentável, que não necessitasse de tantos recursos e fosse menos poluente do que a agricultura tradicional.

A partir de maio, os moradores de Berlim poderão comprar os primeiros legumes produzidos no que poderá ser a maior fazenda aquapônica urbana da Europa. Os peixes criados no local, no entanto, só estarão à venda a partir de outubro. A estufa de 1,8 mil metros quadrados construída no bairro de Schöneberg, ao sul da capital alemã, tem capacidade de produzir anualmente cerca de 35 toneladas de verduras e legumes e 25 toneladas de peixe.

Água da chuva
- Um dos diferenciais da fazenda ECT é o aproveitamento da água da chuva, que corresponde a cerca de 70% do total do recurso utilizado no sistema. Além disso, esse uso é totalmente sustentável.

A água da criação de peixes é enriquecida naturalmente pelos resíduos produzidos pelos animais. Essa água rica em nutrientes, por sua vez, é usada na irrigação das plantas. O CO2 gerado na criação dos peixes também é "reciclado". Ao ser direcionado para a estufa, ele age como um fertilizante adicional para os legumes e as verduras. Outra grande vantagem da fazenda urbana é a proximidade do consumidor.

Autoria/fonte: Clarissa Neher de Berlim / BBC Brasil