Estudantes desocupam colégios da rede estadual maringaense

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 30/05/2016
Colégio Gerardo Braga foi o primeiro a ser ocupado (Foto: Arquivo/ Página "Colégio Gerardo Braga Ocupado")

Terminou nesta segunda-feira (30/05) a ocupação estudantil de colégios estaduais maringaenses.  Os estudantes decidiram, em assembleia, pelo fim da ocupação, desde que lhes seja concedida uma reunião com o Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). A reunião deve ocorrer ainda hoje.

A assembleia que optou pela desocupação aconteceu no último domingo (29/05). Os protestos começaram no dia 18/05, quando, após uma passeata com aproximadamente 1000 alunos, o Colégio Estadual Dr. José Gerardo Braga foi ocupado por estudantes de colégios estaduais. As motivações da ocupação envolviam atraso e má qualidade da merenda distribuída pelo governo, além de problemas na infraestrutura dos colégios. Outra exigência era a continuidade das investigações da operação Quadro Negro, que investigava desvios de verba ligada a educação.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que analisará individualmente os problemas de infraestrutura apontados pelos estudantes. Sobre a operação Quadro Negro, a Seed afirma que um processo de sindicância interna está em fase de conclusão.

Já que mais de 2000 estudantes da rede estadual ficaram sem aulas, por aproximadamente 11 dias, a Seed divulgará um cronograma de reposição de aulas. O Presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, Matheus dos Santos, afirmou que se os termos do acordo não forem cumpridos, outros colégios poderão ser ocupados.