Colégio permanece ocupado por estudantes em Maringá (PR)

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 19/05/2016
Estudantes protestam contra má qualidade da merenda. (Foto: Página Colégio Gerardo Ocupado)

O Colégio Estadual DR. José Gerardo Braga, ocupado na quarta-feira (18) por estudantes do ensino médio, permanece ocupado nesta quinta-feira (19) e as aulas estão suspensas Os estudantes protestam contra o governado do Estado, entre outras razões, pelo atraso e má qualidade da merenda que vem sendo repassada. Segundo Matheus dos Santos, presidente da União de Paranaense Estudantes Secundaristas (Upes), a merenda escolar vem sendo constantemente reduzida tanto em quantidade quanto em qualidade.

Agora, aproximadamente 500 estudantes de diversas escolas ocupam o colégio.  Os alunos elaboraram um cronograma próprio de atividades. No momento os estudantes estão assistindo a uma palestra intitulada "Direito à cidade". Logo em seguida, começará a palestra "Direito fundamental". As refeições estão sendo preparadas pelos estudantes e por voluntários que apoiam a ocupação. A maioria dos alimentos provém de doações da comunidade.


VERSÃO DO GOVERNO
Em sua página oficial, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), informa que as 94 escolas atendidas pelo Núcleo Regional de Educação de Maringá receberam, desde de fevereiro, cerca de 143 toneladas de alimentos. Segundo a Seed, para este ano serão disponibilizados R$ 100 milhões para a compra de alimentos nas escolas estaduais.

Em 2015, o Colégio Gerardo Braga quase foi fechado por decisão da Seed, mas a secretaria voltou atrás depois de um protesto realizado pela comunidade escolar. Quem quiser acompanhar as atividades da ocupação estudantil pode acessar a página "Colégio Gerardo Braga Ocupado", que é administrada pelos alunos.