Maringá dá sequência ao programa de poda elevada de árvores

Autor: Da Redação,
domingo, 08/11/2015
Equipes da Semusp realizam desbarra e poda elevada de árvores no Centro de Convivência Comunitário  Foto:Roberto Furlan/Secom

Equipes da gerência de Praças, Parques e Jardins, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), dão prosseguimento à operação especial de poda e desbarra de árvores nas praças e principais avenidas de Maringá.   

Na operação são eliminados os galhos situados na parte superior das árvores, melhorando a luminosidade e aeração do ambiente e facilitando a incidência de raios solares nas praças e canteiros centrais das avenidas que, periodicamente, recebem o plantio de mudas de flores.    

De acordo com o secretário Dorvalino Lopes de Macedo, a operação visa também a retirada de galhos recaídos e folhas de palmeiras situadas na parte mais baixa das árvores para facilitar a passagem de ônibus e caminhões-baús que trafegam nas ruas e avenidas. “A chamada ′poda elevada′ também elimina os galhos com rachaduras provocadas pelo vento que, geralmente, acabam condenando a árvore e exigindo sua remoção”, explica o secretário.    

A ação de desbarra e poda elevada de árvores é acompanhada por engenheiros florestais da Semusp e realizada a cada período de dois anos em todo o município.    Nesta sexta-feira (6) a operação é executada na Praça Deputado Renato Celidônio e no Centro de Convivência Comunitário, ao lado do Paço Municipal.   

Desde o mês passado as equipes da Semusp já melhoraram o aspecto das árvores nas praças Raposo Tavares, Ivaí, Santo Antonio, Farroupilha e São Vicente - no Jardim Alvorada - além das árvores no gramado da Praça da Catedral.