Fogos celebram Réveillon da paz na Penha

Autor: Da Redação,
sábado, 01/01/2011
Igreja da Penha

O Réveillon teve um gosto especial para milhares de moradores do Complexo da Penha. Ocupadas pela polícia há um mês, pela primeira vez após vários anos as comunidades passaram a virada sem medo e o som perturbador dos tiros.

A Igreja da Penha, ponto concentrador do foguetório, foi toda acesa com luzes coloridas a quatro minutos da meia-noite. Os fogos explodiram, sob aplausos dos moradores, por mais tempo que os de Copacabana: foram 20 minutos de espetáculo.

De vários pontos do bairro, foi possível ver uma frase iluminada na lateral do templo, que traduzia as expectativas de todos os cariocas: “Paz em 2011 e para sempre”. O letreiro foi apagado 20 minutos antes da virada. E aos 17 minutos do ano, foi acesa a palavra Paz. Era a surpresa da Penha.

“Nos outros anos, via da janela muitas balas traçantes. Este ano são só fogos”, vibrou a dona de casa Sandra Lúcia, de 52 anos. 

Em palco na Praça Santa Emiliana, no conjunto IAPI, vários artistas, entre eles Ed Motta, celebraram a chegada do Ano Novo com os moradores. Às 22h30, o local já recebia pelo menos 2 mil pessoas.