Terremotos danificam prédios em cidade da Nova Zelândia

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 27/12/2010
Tremores secundários abalaram Christchurch, na Nova Zelândia, e provocaram danos em diversos edifícios

As numerosas réplicas (tremores secundários) ocorridas após o terremoto de 7,3 graus na escala Richter que sacudiu Vanuatu no Natal danificaram neste domingo (26) vários edifícios de Christchurch, a terceira maior cidade da Nova Zelândia, e obrigaram a polícia a isolar o centro local devido ao risco de desabamentos.

Mais de 15 tremores de até 4,9 graus na escala Richter foram registrados em um raio de 5 km de Christchurch, que tem 370 mil habitantes. As autoridades não informaram sobre mortes em decorrência dos terremotos.

O inspetor Dereck Erasmus, chefe do serviço de segurança local, disse ao jornal online Stuff que as interdições podem durar até esta segunda-feira (27).

- Tivemos que isolar algumas áreas por causa do perigo em potencial oferecido por edifícios danificados. Amanhã revisaremos a situação na zona isolada e esperamos poder reabrir as ruas fechadas.

Christchurch voltou a ser afetada pela forte atividade sísmica, o que não acontecia desde que um terremoto de 7 graus no dia 4 de setembro provocou a morte de uma pessoa e ferimentos em dezenas de outras.