Censo: população dos EUA sobe para 308,7 milhões

Autor: Da Redação,
terça-feira, 21/12/2010

O Partido Republicano reforçou sua presença na Câmara dos Representantes hoje, com a divulgação de novos dados da população pelo Censo. Os novos números resultarão em mais cadeiras para representantes de Estados do Sul e do Sudoeste dos Estados Unidos, onde tradicionalmente os republicanos são mais fortes, e com isso a oposição ao presidente democrata Barack Obama deve ganhar mais espaço no Congresso na próxima disputa eleitoral.


O Escritório do Censo divulgou hoje uma contagem segundo a qual a população total dos EUA subiu 9,7%, chegando a 308.745.538 habitantes. Além disso, os números mostram que o balanço de poder do país está migrando dos bastiões democratas no Nordeste e Meio-Oeste para Estados mais quentes como a Flórida e o Arizona, onde os republicanos têm mais força.


Os resultados do Censo são publicados a cada dez anos nos EUA e refletem na representação da Câmara dos Representantes para a década seguinte. O grande vencedor para as eleições de 2012 e as seguintes é o Texas, que ganhará quatro cadeiras. Já Ohio perderá duas cadeiras. A Flórida ficará com mais duas vagas, e a Geórgia com mais uma. A Califórnia manteve 53 cadeiras, permanecendo como a maior representação. Já a Louisiana perdeu uma cadeira. As informações são da Dow Jones.