Série de atentados mata ao menos 20 no Iraque

Autor: Da Redação,
domingo, 12/12/2010

Ao menos 20 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas neste domingo (12) em três atentados terroristas no Iraque, dois deles na cidade de Ramadi, informaram fontes policiais.

Na ação mais grave, com dez mortos e 14 feridos, um carro-bomba explodiu em um estacionamento de ônibus em Ramadi, na Província de Al Anbar. Todas as vítimas eram civis. A explosão destruiu também vários veículos que estavam no local.

Perto dali, nas proximidades do edifício do governo de Al Anbar, um suicida detonou uma caminhonete carregada de explosivos. Ao menos sete pessoas morreram e nove ficaram feridas. O atentado ocorreu na área de um posto de controle no centro de Ramadi.

De acordo com as autoridades, três policiais estão entre os mortos. Ambulâncias foram ao local do ataque para levar as vítimas aos hospitais. Soldados reforçaram a segurança na região.

Na Província de Diyala, um homem-bomba detonou um cinto de explosivos ao lado de um grupo de visitantes xiitas perto de Baquba, a capital regional. Três fiéis morreram e outros sete ficaram feridos. As vítimas participavam da festividade religiosa da Ashura, que normalmente atrai milhares de pessoas da comunidade muçulmana.


Embora nenhum grupo tenha assumido a autoria dos atentados, ações suicidas contra grupos xiitas e forças oficiais costumam ser atribuídas à rede terrorista Al Qaeda, liderada pelo saudita Osama bin Laden.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."