Neve interrompe tráfego aéreo e terrestre na Europa

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 03/12/2010
Mulher faz jogging no iníco da manhã do dia 2 de dezembro em Paris, ao lado da Torrfe Eiffel

Autoridades europeias foram obrigadas a interromper o tráfego aéreo e terrestre por causa de fortes nevascas que atingiram países no norte do continente.

Na Alemanha e na Espanha, dezenas de voos foram cancelados, afetando milhares de pessoas. Uma delas foi o premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que se dirigia a Zurique, na Suíça, para a votação da sede da Copa do Mundo, que ocorre nesta quinta-feira. Zapatero conseguiu chegar à Suíça após algumas horas.

Um dos mais movimentados da Europa, o aeroporto de Gatwick (próximo a Londres) também teve de fechar seu tráfego aéreo. O aeroporto seria aberto na manhã desta quinta-feira, mas a neve na região chegou a 25 centímetros, o que forçou o fechamento do aeroporto até pelo menos as 6h (8h de Brasília) de sexta-feira, segundo as autoridades de aviação britânicas.

"Estamos fazendo tudo para retomar as operações. No entanto, as condições deterioraram consideravelmente. Nossas equipes estão trabalhando 24 horas para deixar as pistas seguras para os aviões e permitir que as companhias e os passageiros voem novamente".

Foram fechados também os aeroportos de Edimburgo (Escócia), de Genebra (Suíça) e Lyon-Bron (sul da Francia), onde se viam dezenas de funcionários trabalhando para retirar a neve das pistas.

Estradas bloqueadas

O governo francês também proibiu o uso de caminhões em estradas de 12 regiões no leste e no centro do país, obrigando mais de 7 mil motoristas a permanecerem estacionados durante a noite. .

A nevasca também bloqueou estrad