Em Seul, Obama adverte Coreia do Norte

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 12/11/2010
Barack Obama discursa para militares americanos em Seul (

O presidente americano, Barack Obama, advertiu nesta quinta-feira (11) o governo da Coreia do Norte que os Estados Unidos jamais hesitarão em defender a Coreia do Sul, destacando que a aliança com Seul nunca esteve tão forte.
 

"Que Pyongyang não se engane: os Estados Unidos jamais hesitarão em relação ao seu compromisso de garantir a defesa da República da Coreia", disse Obama para soldados americanos baseados na Coreia do Sul. O presidente dos EUA está em Seul para o encontro do G20.
 

"A aliança entre nossas nações jamais esteve tão forte. E, como o restante do mundo, afirmamos claramente que a vontade da Coreia do Norte de se dotar de armas nucleares só levará a seu isolamento".
 

Obama afirmou que, se Pyongyang respeitar suas obrigações em matéria nuclear, poderá ser recompensada pela comunidade internacional, que lhe ajudará a combater, especialmente, a "flagrante pobreza" em parte de sua população.
 

O chefe do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA), Yukiya Amano, disse na segunda-feira passada que o programa nuclear da Coreia do Norte permanece sendo motivo de "grande preocupação".
 

Pyongyang realizou um teste nuclear em outubro de 2006, e voltou a testar um artefato atômico em maio de 2009, um mês depois de abandonar as conversações sobre seu programa nuclear.