Vulcão causa cancelamentos de voos na Indonésia

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 11/11/2010
Crianças de bicicleta observam vulcão Merapi em atividade, na Indonésia

A erupção do vulcão do Monte Merapi, na Indonésia, obrigou o presidente americano, Barack Obama, a encurtar sua visita ao país e fez com que companhias aéreas internacionais cancelassem voos em função da segurança. O Merapi, que fica a centenas de quilômetros a leste de Jacarta, tem soltado nuvens massivas de cinzas e gás nas últimas duas semanas, matando ao menos 153 pessoas e causando caos nas regiões próximas.
 

O supervisor de operações do aeroporto internacional de Jacarta Syaiful Bahri, disse que a preocupação com as cinzas fizeram muitas companhias cancelarem voos. Entre as empresas estão Cathay Pacific, Value Air, Qantas e Malaysia Air.
 

Merapi está situado bem no meio de uma região extremamente habitada no centro da Ilha de Java. Mais de um milhão de pessoas vivem sob a ameaça de uma explosão do domo de lava, de nuvens incandescentes e lahars - avalanches de lodo formados pela fluidificação de materiais vulcânicos saturados de água, comportando-se como um fluido viscoso.
 

Devido aos riscos, o Merapi é o vulcão mais vigiado da Indonésia, com sua atividade acompanhada permanentemente por sismógrafos que estudam os movimentos provocados notadamente pela subida do magma.