Mortos por explosão em mina chinesa chegam a 31

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 18/10/2010
Trabalhadores de resgate retiram equipamento em frente à minha explodiu no último sábado (16), na China; ao menos 31 pessoas morreram no acidente

O número de mortos na explosão de gás que atingiu uma mina na Província Henan, na China, no último sábado (16) chegou a 31 nesta segunda-feira (18). Ao menos seis trabalhadores permanecem presos no fundo da escavação, e as esperanças de retirá-los com vida são cada vez menores.

Os seis operários foram localizados a uma profundidade entre 50 m e 80 m. As operações de resgate, no entanto, foram prejudicadas pelas 2.500 toneladas de pó de carvão que invadiram as galerias, deixando poucas expectativas de encontrar os trabalhadores com vida.

A mina de Pingyu, na cidade de Yuzhu, teve a entrada bloqueada depois de uma explosão gás no último sábado, quando 276 homens trabalhavam em seu interior. A incapacidade do governo de montar uma operação de resgate semelhante à que salvou os 33 mineiros no Chile, na semana passada, gerou críticas de publicações independentes, não vinculados à administração estatal.

No país sul-americano, os operários ficaram quase 70 dias bloqueados a cerca de 700 m de profundidade. Eles foram resgatados graças a uma cápsula que foi descida até o refúgio no fundo da mina, após a escavação de um túnel de emergência.

A indústria de mineração da China é considerada a mais perigosa do mundo, com mais de 2.600 vítimas fatais em 2009, segundo estatísticas oficiais.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados