Novo ataque rebelde atinge 25 caminhões da Otan

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 06/10/2010
Pelo menos 25 caminhões-pipa com abastecimento de água da Otan foram destruídos ou danificados em um ataque rebelde no Paquistão

Pelo menos 25 caminhões-pipa com abastecimento de água da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foram destruídos ou danificados em um ataque rebelde nos arredores da cidade paquistanesa de Quetta, informou a polícia local.

O ataque ocorreu por volta das 6h local (22h de Brasília), e foi cometido por pelo menos dois homens armados que abriram fogo contra cerca de 35 veículos da aliança atlântica estacionados em uma zona periférica do sul da cidade, capital da província do Baluchistão.

A rede de televisão privada "Express" destacou que uma pessoa morreu no ataque, mas não especificou suas fontes.

Ao menos 11 caminhões foram destruídos, enquanto outros 14 sofreram danos.

As forças de segurança isolaram a área e lançaram uma operação de busca dos rebeldes.

O ataque, o terceiro de grande envergadura em uma semana, ocorre em pleno bloqueio por parte das autoridades paquistanesas das rotas rumo ao Afeganistão para os caminhões da Otan, em decorrência de tensões com os Estados Unidos.

Pelo Paquistão, se transporta a maior parte do abastecimento de comida e combustível destinados às forças internacionais no Afeganistão.

Cerca de 6 mil veículos com abastecimento para a Otan se encontram atualmente parados em diferentes áreas do Paquistão por causa do bloqueio.

As relações entre Islamabad e Washington se complicaram por causa das incursões recentes de helicópteros de combate da Otan em território paquistanês, um dos quais acabou com a vida de três soldados do Paquistão na semana passada.