Eleitores da Venezuela pintam o dedo após votar

Autor: Da Redação,
domingo, 26/09/2010
Rosaura Flores e José Francisco López mostram os dedos pintados de azul após votar

A cada processo eleitoral na Venezuela, a imagem que mais se pode ver por todos os lados não está na representação colorida de partidos e candidatos, mas no dedo mínimo de todos os eleitores que votam. Uma tinta azul que não sai marca as pessoas que participaram da eleição, e por em todas as cidades é possível ver dedos azuis.

A pintura do dedo encerra o processo de votação, e serve como uma marca para que nenhuma pessoa possa votar mais de uma vez.

A tinta não sai com facilidade e pode durar vários dias na mão das pessoas, segundo a admministradora rosaura Flores, eleitora da oposição que tinha acabado de votar em um centro eleitoral do bairro de Altamira, de classe alta.


Junto do analista de segurança de voo José Francisco López, ela defendia que era preciso que a oposição ganhasse espaço na eleição para que o país fosse realmente democrático.


As denúncias de fraudes em eleições do passado fizeram com que o processo de votação na Venezuela se tornasse complexo e buscasse evitar qualquer tipo de suspeita. Cada eleitor registra seu voto em uma urna eletrônica e depois imprime sua escolha e coloca em uma urna física, que serve como garantia do voto.


Depois de votar, o presidente Hugo Chávez defendeu que o sistema é o mais seguro e transparente do mundo.