Ciclistas pintam ciclovia suspensa por Doria

Autor: Da Redação,
domingo, 04/03/2018

FABRÍCIO LOBEL E GUILHERME SETO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um grupo de ciclistas pintou na madrugada deste domingo (4) uma ciclovia na av. Ricardo Jafet, na zona sul de SP, entre o parque da Independência e a rua Pero Correia.

O trecho corresponde a parte de uma ciclovia que havia sido prometida pela gestão Fernando Haddad (PT) e cuja implantação foi suspensa por João Doria (PSDB).

Além da pintura de 1 km de ciclovia, os ativistas colocaram 50 balizadores (pinos de segurança) e colaram cartazes em que criticam a gestão tucana por suspender a construção da pista para bikes.

"Pedestres e ciclistas como nós são vitimados todos os dias por causa da impunidade e da falta de infraestrutura adequada na cidade. Estamos organizados para exigir respeito às nossas vidas", diz um dos cartazes afixados em postes pelos ativistas.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que a ciclovia será removida do local por trazer riscos. "Como os dispositivos de sinalização (cones e balizadores) implantados não são oficiais e trazem riscos aos ciclistas, eles serão removidos."

O órgão ainda destacou a implantação de novo plano de ciclovias desde o final de 2017. Diz que busca "garantir o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável", dando melhor utilidade à rede e conectividade.