Chuva causa alagamentos e deixa o trânsito acima da média em São Paulo

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 26/02/2018

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Chuvas fortes causam transtornos ao paulistano desde a tarde desta segunda-feira (26), com vários pontos de alagamento e trânsito acima da média. Um córrego na zona sul chegou a transbordar e os bombeiros buscam, desde o final da tarde, um menino que teria caído em um outro córrego, na zona leste da capital paulista. 

Informações preliminares dos bombeiros apontam que a criança caiu em um córrego na rua Leopoldo de Freitas, região da Penha. Familiares disseram à corporação que ela desapareceu por volta das 16h. Equipes foram deslocadas para o local e cerca de 40 homens ainda faziam as buscas por volta das 18h30. 

As chuvas tiveram início por volta das 14h, na zona leste, e se espalharam fazendo com que o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, colocasse toda a cidade em estado de atenção. A subprefeitura de Campo Limpo evoluiu para estado de alerta por conta do transbordamento do córrego Morro do S. 

A linha 10-turquesa da CPTM teve a circulação afetada durante a tarde por conta de um alagamento na altura da estação Utinga e a linha 1-azul do metrô ficou com a circulação interrompida entre a Luz e a Armênia por uma falha de energia. Os dois problemas, no entanto, já estavam normalizados no início da noite. 

Por volta das 18h30, a cidade ainda registrava nove pontos de alagamento, sendo dois intransitáveis: na rua Cel. Marques Ribeiros, na Vila Maria (zona norte); e na av. Santo Amaro, na região Santo Amaro (zona sul).

Com isso, a cidade tinha no horário 91 km de congestionamento, o que corresponde a 10,5% dos 868 km de vias monitoradas -a média do horário é de 8,6%. A pior região era a oeste, com 23 km de filas, e a pior via era a marginal Tietê, com 9,2 km de lentidão na pista expressa, sentido Ayrton Senna. 

Os aeroportos de Congonhas (zona sul) e o de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), não registraram atrasos ou cancelamentos por conta das chuvas. 

As chuvas desta segunda foram provocadas pelo deslocamento de áreas de instabilidade, vindas da região leste do Estado. Houve registro de granizo em Pirituba (zona norte) e rajadas de vento de até 42 km/h no aeroporto Campo de Marte. 

Nos próximos dias, o tempo continuará com condições típicas do verão. Segundo o CGE, o fluxo de ar quente e úmido proveniente da região Centro-Oeste ajuda a formar áreas de instabilidade. As pancadas de chuva serão mais frequentes, principalmente no final das tardes.