Helicóptero cai na orla do Recife e mata pelo menos duas pessoas

Autor: Da Redação,
terça-feira, 23/01/2018

JOÃO VALADARES E KLEBER NUNES

RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - Duas pessoas morreram na queda do Globocop, helicóptero da TV Globo, em Pernambuco, na manhã desta terça-feira (23). O acidente ocorreu na praia do Pina, zona sul do Recife, por volta das 6h.

A aeronave caiu minutos antes de entrar ao vivo no programa "Bom Dia Pernambuco" para mostrar imagens da forte chuva que atingia o Recife na manhã desta terça. A reportagem procurou e aguarda um posicionamento oficial da TV Globo sobre o acidente.

A aeronave caiu a 30 metros da costa onde a profundidade não passa de três metros. Banhistas ajudaram a resgatar os corpos do mar antes de bombeiros e agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O piloto, Daniel Galvão, 33, e a supervisora de voo, Lia Maria Abreu de Souza, 34, morreram na hora. Miguel Brendo Pontes Simões, que completa 21 anos no próximo domingo (28), foi socorrido e levado para o Hospital da Restauração, considerado a maior emergência do Estado.

Simões, que é operador de câmera, sofreu fratura no rosto, nos braços e no fêmur. Também chegou à unidade hospitalar com sangramento no tórax. Segundo comunicado do Hospital da Restauração, o estado de saúde dele é grave.

Daniel, Lia e Miguel eram funcionários da empresa Helisae, que presta serviços à Rede Globo. O piloto Daniel era considerado experiente. Tirou licença para pilotar helicópteros nos Estados Unidos e revalidou a licença no Brasil em 2011. Ele tinha cerca de 1.300 horas de voo.

AERONAVE

O helicóptero era um Robinson R44/News Copter, específico para operações de filmagem aérea.

De acordo com a Helisae, o helicóptero passou, na última terça (16), por inspeção anual de manutenção. A empresa informou que seguia à risca o calendário de manutenção exigido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em suas aeronaves.

Uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) já está no local do acidente para iniciar as investigações. A Polícia Civil de Pernambuco também abriu inquérito para apurar as causas da queda.

Inicialmente, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco havia confirmado que a queda do helicóptero provocou três mortes, mas a informação foi corrigida pela pasta.

As três vítimas –dois mortos e mais um sobrevivente -foram retiradas do mar por moradores. Eles relataram à imprensa local que viram um "clarão" antes da queda.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, 20 homens da corporação, com apoio de motos aquáticas, participaram das buscas pelos destroços do helicóptero. Segundo a corporação, nenhuma outra vítima foi encontrada no mar.