Chuva aumenta aparição de jacarés em Florianópolis

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 17/01/2018

JEFERSON BERTOLINI

FLORIANÓPOLIS, SC (FOLHAPRESS) - A chuva que atinge Santa Catarina desde a semana passada colocou em alerta para desmoronamentos cidades como Brusque, Joinville, Blumenau e Florianópolis. Na capital, causou também o aumento do número de jacarés-do-papo-amarelo avistados, o que preocupa turistas.

Entre quinta (11) e quarta (17), o Corpo de Bombeiros recebeu 50 chamados para recolher 20 jacarés. Normalmente, a média é de um chamado por mês para esse tipo de ocorrência, segundo a corporação.

Na semana passada, guarda-vidas encontraram um jacaré na Praia de Canasvieiras, uma das mais procuradas de Florianópolis. O animal, que vive no mangue, teria chegado à praia pela inundação dos rios ou pelos canos de escoamento da água.

A prefeitura informou que foi um caso isolado e que as praias estão seguras. Os bombeiros dizem que nenhuma ocorrência envolveu ataque.

Os bombeiros informaram que nenhuma das ocorrências envolveu ataques. Segundo a Polícia Militar Ambiental, o réptil não ataca humanos se não for importunado.

Em todo o Estado, as chuvas causaram estragos em 13 cidades, afetadas por deslizamentos e inundações.

A Defesa Civil divulgou que há 12 residências atingidas, 13 desabrigados e dez desalojados. Para auxiliar as vítimas, foram abertos abrigos em Gaspar (SC), no Vale do Itajaí, e em Joinville (SC).

Desde o início dos temporais, o Estado está mapeando as áreas de risco. Há alertas para possibilidade de deslizamentos de terra, especialmente em Brusque, Joinville, Blumenau e Florianópolis.

Na semana passada, as chuvas afetaram 25 cidades do Estado, deixando três mortos, um ferido, um desaparecido, 1.749 desalojados e 158 desabrigados. Quase mil residências foram atingidas.