Homem tem primeiro emprego com carteira assinada aos 81 anos

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 22/12/2017
Para Alcidio Serra, dinheiro, plano de saúde e outros benefícios serão uma 'benção' Foto: Helvio Romero/Estadão

Faz 68 anos que Alcidio Serra trabalha na construção de calçadas portuguesas. Na cidade de Americana, no interior paulista, por todo o lado há um pedacinho de chão desenhado por ele. A fama de seus mosaicos coloridos é tão grande que, aos 81 anos, recebeu proposta de emprego de uma empresa de construção civil local e assinará pela primeira vez na vida um contrato formal de trabalho.

Apesar de inusitada, histórias como essa não são raras no país. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, este ano, de janeiro a outubro, 38 pessoas com 81 anos ou mais conseguiram o primeiro emprego com carteira assinada. 

O que chama a atenção é a oportunidade conquistada por pessoas da idade de Serra no ano em que a criação de vagas formais pelo setor privado até outubro é tão baixa que foi considerada estatisticamente irrelevante pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando os engenheiros da empresa Seven Empreendimentos souberam – pela indicação de um arquiteto conhecido na cidade – da qualidade do trabalho de Serra, ou “Seu Sega”, como é conhecido entre os americanenses, decidiram contratá-lo no mesmo dia. O registro em carteira saiu nesta quinta-feira (21/12). 

O serviço será fazer um piso de pedras nas cores branca e marrom, em uma área de quase mil metros quadrados no andar térreo de um edifício de alto padrão que será lançado em abril do ano que vem na cidade.

As informações são de Ricardo Rossetto, do Estadão Conteúdo