ATUALIZADA - Linha 7-rubi da CPTM apresenta problemas pelo 2º dia consecutivo

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 18/08/2017

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pelo segundo dia consecutivo, a linha 7-rubi (Luz-Jundiaí) da CPTM (Companhia Paulistas de Trens Metropolitanos) apresenta problemas. O descarrilamento de um trem de carga interdita desde o final da noite desta quinta-feira (17) um trecho da via.

Por volta das 23h, houve o descarrilamento de um comboio formado por cinco locomotivas de carga da MRS Logística entre as estações Baltazar Fidélis e Francisco Morato (Grande São Paulo).

Procurada, a MRS informou que o trem que descarrilou não transportava nenhuma carga.

Após o acidente, a CPTM acionou Operação Paese (Plano de Assistência entre Empresas em Situação de Emergência) para atender os passageiros no trecho entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato.

Segundo a companhia, a via deve ser liberada até o fim da noite desta sexta-feira (18), e o sistema, normalizado. normalização do sistema. "O compartilhamento das linhas da CPTM entre trens de passageiros e de carga é determinado pela legislação federal devido à inexistência de uma via exclusiva para transporte de ferroviário de carga, de responsabilidade da União", afirma a companhia, em nota.

O guindaste que trabalhava na retirada da terceira locomotiva quebrou, por isso a demora para a liberação. A CPTM diz esperar que a operação na linha seja completamente normalizada neste sábado (19). Segundo a nota da companhia a maior concentração das viagens dos trens de carga ocorre no período noturno e na madrugada dos dias úteis ou aos sábados e domingos, quando o fluxo de passageiros é menor.

Ainda de acordo com o texto, a chance de ocorrer problemas como esse só deixarão de existir quando concluído o ferroanel custeado pelo governo federal.

Na manhã desta sexta (18), os usuários também enfrentavam lentidão nos trens da linha 7-rubi devido ao furto de cabos entre as estações Várzea Paulista e Jundiaí.