Máquina pode diminuir na metade resgate no Chile

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 03/09/2010
Familiares de mineiros vibram com a chegada da perfuradora T-130 a Copiapó, máquina que pode diminuir na metade o tempo das operações de resgate

A chegada da perfuradora T-130 a Copiapó, norte do Chile, trouxe novas esperanças para as famílias dos 33 trabalhadores presos na mina San José. Parte de um "plano B" para o resgate, a máquina pode diminuir na metade o tempo projetado inicialmente para retirar os homens do local, de até quatro meses.

Instaladas no acampamento La Esperanza, os parentes acompanharam a chegada do equipamento aos gritos. A T-130 será utilizada para alargar uma das passagens abertas pelas sondas por onde se estabeleceu um contato com os trabalhadores em 22 de agosto passado, 17 dias após o deslizamento de terra que bloqueou o acesso ao local.

Com lágrimas nos olhos, María Cortés, que é cunhada de Mario Gómez - o mais velho do grupo de mineiros - chamou a máquina de “milagrosa”.

- Essa era a máquina que esperávamos, a máquina milagrosa como dizem. A fé a esperança nunca foram perdidas.

Presidente anuncia “plano C” para resgate

Hoje, o presidente do país, Sebastián Piñera, afirmou que ainda existe um “plano C” de resgate, que contará com uma máquina petroleira, cuja instalação requer uma plataforma do tamanho de um campo de futebol.

- Estamos fazendo o necessário para compartilhar com eles, em corpo e alma, o Natal e o Ano Novo.

Presos desde o dia 5 de agosto a 700 m de profundidade, os mineiros passam agora por um momento "melhor" do que o estágio inicial. Sem desnutrição ou problemas físicos, eles já receberam alimentos sólidos, medicamentos e acompanhamento médico e psicológico.