Portugal condena sete acusados de abuso sexual

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 03/09/2010
Pessoa caminha em frente à Casa Pia, instituição educacional para menores, em Portugal; instituição está envolvida em escândalo de pedofilia

A Justiça de Portugal considerou culpados os setes acusados de abuso sexual com ex-alunos da Instituição Casa Pia, um dos maiores escândalos recentes do país, informou o jornal português Publico.

Os crimes foram cometidos nos meados dos anos 70, na instituição educacional para menores carentes. Entre os culpados, estão um famoso apresentador de TV Carlos Cruz e um embaixador do país Jorge Ritto.

Os juízes disseram que os condenados praticaram os atos de forma voluntária e consciente com 32 menores. Eles são acusados por mais de 900 crimes relacionados à pedofilia e abuso sexual. O processo de julgamento durou cinco anos e meio.

As vítimas contaram que os acusados as levavam para porões de casas abandonas para abusá-las.
O caso veio à tona em 2002 quando um antigo aluno da instituição alegou ter sofrido abusos sexuais em entrevista a um jornal.

Outras figuras públicas também estão envolvidas no caso, como um arqueólogo e antigo médico da Casa Pia, Ferreira Diniz, o ex-ministro da Segurança Social e deputado, Paulo Pedroso.

O jornal diz que os acusados vão recorrer.