Militares encontram 72 corpos em fazenda no México

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 25/08/2010
O Estado de Tamaulipas é um dos mais afetados pela violência do narcotráfico

Militares mexicanos afirmaram nesta quarta-feira que encontraram 72 corpos em uma fazenda no Estado de Tamaulipas, no noroeste do país.

Os corpos foram encontrados depois que militares trocaram tiros com homens, suspeitos de pertencer a um cartel do tráfico de drogas. Três atiradores e um militar foram mortos no tiroteiro.

Foram encontrados corpos de 58 homens e 14 mulheres próximo à cidade de San Fernando.

Nos últimos quatro anos, mais de 28 mil pessoas já morreram no México em consequência da guerra contra o narcotráfico.

Armas e caminhões

O tiroteio ocorreu depois que um homem ferido apareceu em um posto de controle da Marinha mexicana. Ele dizia ter sido atacado por atiradores de um cartel de traficantes em uma fazenda próxima a San Fernando.

Soldados invadiram o local em seguida, em uma operação que incluiu um ataque aéreo. Uma pessoa foi presa, segundo informações dos militares.

Os corpos foram encontrados enquanto eles faziam buscas no lugar. Também foram achados armas, munições e uniformes. Quatro caminhões também foram apreendidos, um deles com placa clonada do ministério da Defesa.

A descoberta da vala comum está entre as maiores do tipo no México. As autoridades ainda não sabem há quanto tempo os corpos estavam ali.

O Estado de Tamaulipas é um dos mais afetados pela violência do narcotráfico, e é palco de uma disputa entre os cartéis de Zeta e do Golfo, acusados de abastecer o mercado de drogas dos Estados Unidos.

Após a descoerta dos corpos, a Marinha mexicana divulgou nota condenando "atos bárbaros cometidos por organizações criminosas".

"A sociedade como um todo deveria condenar estes atos, que ilustram a necessidade total de se continuar combatendo o crime com rigor", afirma a nota.

Nos últimos meses, várias valas comuns têm sido descobertas no México. Em junho, a polícia encontrou 55 corpos em uma mina abandonada próximo à cidade de Taxco, no Estado de Guerrero.