Operação GPS mira pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 07/12/2016
Presos no regime semiaberto desobedeceram as regras impostas pela Justiça. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cem policiais estão nas ruas desde às 6 horas da manhã desta quarta-feira (7), para cumprir mais de 20 mandados de prisão. O alvo da Operação GPSII são pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica, mas que descumpriram alguma regra imposta pela Justiça para a concessão desse benefício.

A maioria dos condenados responde pelo crime de roubo e entre as violações mais comuns ao uso do equipamento eletrônico está o rompimento do lacre de segurança e o fim da bateria de forma reiterada que provoca o desligamento do aparelho, o que é proibido.

Os mandados de prisão foram expedidos após agentes penitenciários, responsáveis pelo monitoramento, relatarem ao Poder Judiciário as infrações cometidas no uso das tornozeleiras.

A operação é coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e tem o apoio das Polícias Civil e Militar e do Departamento Penitenciário do Paraná. A ação policial conta com a participação de 45 policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) – unidade de elite da Polícia Militar do Paraná e outros 45 do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) – unidade de elite da da Polícia Civil do Paraná além de dez do CICC.

Mais informações serão repassadas à imprensa em entrevista coletiva marcada para as 10 horas na sede do Cope (Rua Conde de São João das Duas Barras, 1274 - Boqueirão, Curitiba).