Just Kids desfila coleção jovem em sua estreia na São Paulo Fashion Week

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 27/10/2016

GIULIANA MESQUITA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A marca começou como uma brincadeira entre duas amigas. Karen Fuke, que comandou a Triton por 18 anos (e deixou o cargo em maio deste ano), estava cansada de amarras e demandas comerciais.

Foi a estilista Juliana Jabour, com quem trabalhou em 2000, que a convenceu a voltar para ao mundo da moda. Assim nasceu a Just Kids, marca de moletons sem muitas pretensões -mas que, se depender de seu desfile na Cartel 011, será um grande sucesso.

As estilistas apresentaram dez modelos entre abrigos, moletons e camisões em tecido confortável em tons básicos -preto, cinza e branco- decorados com frases protestos como "We're Not Here To Sell Clothes" ("nós não estamos aqui para vender roupas") e Fashion Kills ("moda mata").

A mensagem ficou clara: em um mundo em que as vendas norteiam a maioria das produções da semana de moda, Fuke e Jabour vêm na contramão.

"A demanda comercial está matando a criatividade", critica Karen Fuke no backstage da São Paulo Fashion Week. "Só voltei porque a Just Kids é completamente livre, como uma brincadeira de criança, mesmo". O nome, além de brincar com esse conceito, também tem as iniciais das estilistas.

O casting de modelos é bem diferente do que estamos acostumados a ver nas passarelas. Entre meninas carecas ou de cabelo super curto e meninos de black power e fios coloridos, a influência das ruas está em todos os detalhes da apresentação. Na trilha sonora, um rap embalou o andar um tanto revoltado desse time.

Bordados de letras de música, silk de fotos icônicas e símbolos místicos também decoram as peças, que serão vendidas a partir da semana que vem com exclusividade na Cartel 011.

Serão produzidas somente cinco peças por modelo e, sobre o futuro, Juliana Jabour e Karen Fuke ainda não têm grandes certezas. "Não sabemos se vamos continuar desfilando na SPFW, nem se faremos outras coleções ou quando. Vamos fazer o que a criatividade mandar."