Anvisa detecta 'matéria estranha' em geleia e proíbe venda de lotes

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 26/10/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu, na segunda-feira (24), a comercialização de quatro lotes de geleia da marca Áurea, de Santa Catarina, após detectar "matéria estranha indicativa de risco à saúde humana" nos produtos.

A agência constatou ainda a presença de fungos em um lote de doce de figo da empresa, o que indica, segundo a Anvisa, falhas de boas práticas de fabricação. Os laudos foram emitidos pelo Laboratório de Saúde Pública de Santa Catarina.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo a Anvisa, a empresa deve recolher todo o estoque dos produtos em questão.

Os lotes proibidos são: 17:00, de geleia de uva; 05:32 e 12:31, de geleia de goiaba; e 11:21, de doce de figo cremoso. Não foi identificado o lote de geleia de morango contaminado, apenas suas datas de fabricação e validade: 1º de dezembro de 2015 e 1º de dezembro de 2016.

OUTRO LADO

Em nota, a Áurea comunicou que já recolheu todos os lotes com problemas assim que recebeu a notificação da Anvisa, "não havendo nenhuma contraindicação ao consumo dos demais lotes comercializados". Além disso, a empresa afirmou que adota um rigoroso controle de qualidade em todas as etapas de produção.