Mísseis lançados de área rebelde no Iêmen caem perto de navio dos EUA

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 10/10/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um navio de guerra dos Estados Unidos no mar Vermelho foi alvo de mísseis lançados de áreas controladas pelos rebeldes houthi no Iêmen, informaram nesta segunda-feira (10) as autoridades americanas.

Segundo as Forças Armadas dos EUA, nenhum dos dois projéteis lançados atingiu o navio USS Mason e nenhum militar ficou ferido. O movimento houthi, grupo de rebeldes seguidores do ramo xiita do islã, negou ser responsável pelo incidente.

Também nesta segunda, a Arábia Saudita informou ter interceptado foguetes lançados pelos houthis do Iêmen em direção a uma base militar em Taif, no interior saudita, a mais de 520 quilômetros da fronteira entre os dois países.

Nenhuma tentativa de ataque realizada anteriormente pelos houthis havia conseguido penetrar tão profundamente no território da Arábia Saudita.

Os dois incidentes ocorreram dias depois de um ataque aéreo supostamente realizado pela aviação saudita deixar 140 mortos durante o funeral de uma autoridade houthi no sábado (8) em Sanaa, capital do Iêmen. A Arábia Saudita nega ser responsável pelo bombardeio.

GUERRA CIVIL

Os houthi iniciaram há dois anos uma revolta contra o governo do Iêmen, conquistando partes do território do país, inclusive a capital, e forçando o presidente Abdo Rabbo Mansur Hadi a se exilar na Arábia Saudita.

Em março do ano passado, a Arábia Saudita iniciou uma intervenção militar no país buscando restaurar o governo de Hadi. Desde então, cerca de 10 mil pessoas foram mortas.

Os houthi têm apoio do Irã e são aliados do ex-ditador Ali Abdullah Saleh, deposto em 2011 no contexto do levante popular conhecido como Primavera Árabe.

A guerra civil ameaça fragmentar o território do Iêmen, país mais pobre do Oriente Médio.