Redução de velocidade para veículos pesados na marginal Tietê é adiada

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 13/08/2010
Sinalização das mudanças já foi feita

A redução do limite de velocidade na pista expressa da marginal Tietê para veículos pesados só deve começar a ser fiscalizada depois da conclusão das obras de ampliação da via, prevista para ocorrer no fim deste ano. Inicialmente, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) havia informado que na próxima segunda-feira (16) já haveria cobrança de multa, mas adiou o data.

A medida deve afetar caminhões e ônibus. O objetivo é diminuir os acidentes com esses veículos, que, por serem grandes têm mais dificuldades para fazer manobras de emergência, como desvios ou freadas, para evitar batidas.

Por enquanto, continua valendo o limite de 90km/h com redução para 50 km/h nos trechos que ainda estão em obras

Motos

A restrição para motos está mantida. Assim, a partir de segunda-feira, os motociclistas que passarem pela pista expressa poderão ser multados em R$ 85,12.

Desde o final de julho, já há sinalização que mostra a proibição das motos na pista mais à esquerda da marginal. Mas, a companhia deu um prazo de duas semanas para que a informação fosse assimilada e os motociclistas se adequassem à mudança. Segundo a CET, em 15 dias, o número de motos que trafega pela pista expressa caiu 88%.

A partir de segunda-feira, a fiscalização na via será reforçada. Por turno, 42 agentes da CET e 23 policiais do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) estarão posicionados em pontos estratégicos da marginal e nos principais acessos da pista central para a pista expressa para evitar que haja infrações.

Diariamente, passam pelos 46 km (ambos os sentidos) 350 mil veículos, sendo 70 mil caminhões e 45 mil motos.

Apesar do número de motociclistas ser menor que o dos outros veículos, os acidente que envolvem motos são mais comuns. E para evitar que elas sejam obrigadas a cruzar dez faixas de rolamento, da pista expressa à local, o trânsito está proibido na via expressa. Assim, os motociclistas continuarão contando com as sete faixas de que dispunham antes da ampliação da marginal.

Com essa mudança, a CET prevê a diminuição de 40% na quantidade de acidentes graves que envolvem motocicletas na marginal Tietê.