Cientistas descobrem nova espécie que deu origem ao ser humano

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 01/08/2016
Os pesquisadores acreditam que tenha existido, na região das ilhas Andam, que pertencem à Índia, um ancestral humano até agora desconhecido.  Imagem: Finchfocus/Shutterstock.com

Uma pesquisa publicada na revista Nature Genetics revela que uma nova espécie que deu origem ao ser humano. A descoberta aconteceu durante análise do DNA de nativos das ilhas Andaman, no Sudeste da Ásia. Cientistas identificaram genes totalmente desconhecidos até então.

Conforme publicado pelo site History, nesta segunda-feira (01/08). os especialistas analisaram sequências de DNA de 10 indivíduos andamaneses e os comparamos com 60 indivíduos do continente e com bancos de dados públicos. As populações do Sul e Sudeste da Ásia apresentam traços no DNA que não são encontrados em nenhum outro humano até hoje.

Essa descoberta leva os pesquisadores a concluírem que, além dos ancestrais já conhecidos que deram origem ao Homo erectus, poder ter existido outro que transmitiu seus genes aos povos das ilhas Andaman. (Fonte: iflscience.com e nature.com)

Outras descobertas ocorreram nos últimos anos. Em 2010, pesquisas revelaram o homem de Denisova, uma possível espécie de hominídeo localizada na caverna de Denisova, na Sibéria. A análise de DNA provou que este também foi um ancestral nosso.