Prefeitura de São Paulo lança edital de arena multiuso no Anhembi

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 15/07/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São Paulo lançou nesta sexta-feira (15) o edital para construção e concessão de uma arena multiuso no Anhembi. A área de 21 mil metros quadrados deve ficar ao lado da atual concentração do Sambódromo e ser o primeiro grande empreendimento na reestruturação do complexo Anhembi.

Em abril de 2015, a Folha de S.Paulo divulgou a intenção da prefeitura em abrir a área para a iniciativa privada.

A prefeitura recebeu propostas de empresas e consórcios e, a partir disso, elaborou um edital para a construção da arena multiuso. A segunda fase do projeto, que abrirá para a iniciativa privada a exploração do pavilhão de convenções do Anhembi ainda está em fase de estudo.

A nova arena deverá ser montada de tal forma que consiga se adaptar e receber diferentes eventos como campeonatos esportivos, shows e convenções, a exemplo do que é feito na Arena Carioca, no Rio de Janeiro. A expectativa é receber eventos como do UFC, NBA e torneios de tênis, por exemplo.

Outro objetivo é incentivar o turismo de negócios na cidade, responsável por 50% do fluxo de turistas em São Paulo e pelo movimento de R$ 6 bilhões anuais.

"Com essas características, será um espaço único na cidade de São Paulo, num padrão que se vê em outras cidades do mundo", disse Alcino Rocha, presidente da SP Turis, da prefeitura.

"É um espaço que São Paulo carece. A gente perde muitos eventos, sobretudo, esportivos em função disso. E São Paulo tem que se atualizar no ponto de vista de seus equipamentos para continuar sendo o principal destino turístico do Brasil", disse o prefeito Fernando Haddad (PT).

A arena deverá comportar até 20 mil pessoas e o contrato de concessão é de 30 anos. A empresa vencedora do edital terá três anos para entregar a obra. A partir desta data, a concessionária começa a pagar para a prefeitura pela autorização de uso do espaço. Esse "aluguel" pago será no mínimo de R$ 308 mil mensais. Vence o edital a empresa que apresentar a proposta que atenda a todas as exigências do edital e ofereça um "aluguel" maior. A vencedora da concorrência embolsará todo o lucro de eventos no local.

A ideia da prefeitura é que até o fim do ano, já se tenha um vencedor do edital para que as obras comecem em 2017.

ARCO DO TIETÊ

Para Haddad, a concessão do complexo do Anhembi, assim como a mudança de endereço do Ceagesp e o projeto de revitalização da região do Canindé, faz parte do Arco do Tietê. O projeto urbanístico visa desenvolver e revitalizar os bairros ao longo das margens do rio Tietê.