Eleitores escolhem Trump por achá-lo melhor para a economia, diz pesquisa

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 04/03/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os eleitores republicanos que votam em Donald Trump o fazem por causa de suas promessas ligadas à economia, mostrou uma pesquisa divulgada nesta sexta (4) pelo instituto Gallup.
Entre os 681 eleitores republicanos ou desvinculados de partidos entrevistados para o levantamento, 64% dizem achar Trump o melhor para lidar com a economia e o desemprego, contra 17% que citam Marco Rubio e 13%, Ted Cruz. Para 61%, ele é o mais apto a lidar com deficit fiscal (cada um de seus rivais é citado por 16%).
Além disso, 52% preferem Trump para conduzir questões de imigração (Rubio foi apontado por 25% e Cruz, por 18%).
Trump também é o mais crível dos republicanos, segundo os eleitores ouvidos: 52% dizem que ele conseguirá fazer o que promete, enquanto apenas 21% afirmam que Rubio o fará e 16% dizem que Cruz teria essa capacidade.
Menos da metade (45%), porém, acha que o empresário melhoraria a posição dos EUA no mundo. Seus adversários têm desempenho ainda pior nesse quesito, com 27% para Rubio e apenas 20% para Cruz.
Apesar disso, só 1 em cada 4 eleitores ouvidos acha que Trump tem o temperamento adequado para ocupar a Casa Branca. Rubio sobressai nesse caso, com 36% das preferências, e Cruz é citado como o melhor no quesito por 29%.
Tampouco Trump é considerado o mais conservador: novamente, só 25% o veem assim, contra 42% que apontam Cruz e 24%, Rubio.
Má notícia para o partido, nenhum dos três principais pré-candidatos republicanos é visto como habilidoso para lidar com o Congresso por seu eleitorado.
Enquanto 35% afirmam que Trump seria eficiente na missão; 32% dizem que Rubio seria eficaz, e só 23% acham que Cruz o faria. Tanto Rubio quanto Cruz são senadores e têm formação jurídica, enquanto Trump se vangloria de ser um exímio negociador.
Disputa pela Casa Branca
A pesquisa foi feita entre os dias 26 e 28 de fevereiro com eleitores maiores de idade dos 50 Estados e do Distrito de Columbia. A margem de erro é de cinco pontos percentuais em ambas as direções.
Segundo a média de pesquisas nacionais agregada pelo site Real Clear Politics, Trump, que venceu 10 das 15 prévias estaduais disputadas até agora, tem 35,6% das preferências do eleitorado republicano.
Isso representa uma vantagem média de 15,8 pontos percentuais sobre Cruz, o segundo (19,8%, vencedor de quatro prévias), e de 17,2 pontos sobre Rubio (que tem 17,4% das preferência e venceu apenas em Minnesota).