Curdos iraquianos resgatam sueca de 16 anos que estava em mãos do EI

Autor: Da Redação,
terça-feira, 23/02/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A rede de TV americana CNN informou nesta terça-feira (23) que forças curdas iraquianas resgataram no norte do país uma menina sueca de 16 anos que estava em mãos da facção terrorista Estado Islâmico.
As forças especiais curdas resgataram Marlin Stivani Nivarlain na quarta-feira passada (17), perto da cidade de Mossul, segundo informou o Conselho de Segurança da Região do Curdistão.
O comunicado não informou quando a menina foi sequestrada.
Nivarlain mora em Boras, cidade cerca de 400 km a sudoeste de Estocolmo, capital da Suécia.
De acordo com a declaração das autoridades curdas, a menina "foi enganada por um membro do EI na Suécia para viajar à Síria e mais tarde para Mossul".
Membros de sua família e autoridades suecas pediram ajuda aos curdos para resgatá-la, segundo o comunicado.
"Ela está ainda na região do Curdistão, e lhe está sendo fornecido o cuidado que prevê a lei internacional", disse o comunicado.
"Ela será entregue às autoridades suecas para voltar para sua casa assim que as providências necessárias tiverem sido resolvidas".
Os curdos são um grupo étnico do Oriente Médio que vive em uma área que abrange partes do Irã, da Turquia, do Iraque e da Síria.
Há anos o grupo procura estabelecer um Estado curdo na região, ao que se opõem os países que perderiam parte de seu território para esse futuro Estado.