Obama visitará Cuba no próximo mês, diz imprensa

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 18/02/2016

MARCELO NINIO
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Barack Obama irá a Cuba no próximo mês, tornando-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar o país em mais de 80 anos. A informação foi noticiada por vários veículos de imprensa do país, com base em fontes do governo. O anúncio oficial será feito nesta quinta (19), segundo a CNN.
O presidente havia deixado claro que sua ida a Cuba seria um desdobramento natural da reaproximação entre os dois países, iniciada no fim de 2014. Em entrevista há poucos meses, Obama confirmou o desejo, mas disse que só iria se pudesse falar com opositores do regime".
Após mais de 50 anos de rompimento, as embaixadas foram reabertas, algumas barreiras econômicas foram removidas e os países assinaram um acordo nesta semana para retomar os voos comerciais. Sem conseguir convencer o Congresso a suspender o embargo econômico a Cuba, Obama dribla o Legislativo com ordens executivas e busca consolidar a reaproximação com Havana como um dos legados irrevogáveis de seu governo.
Informado ao vivo sobre a notícia enquanto participava de um debate na TV, Marco Rubio, pré-candidato republicano à Casa Branca, atacou a política de Obama, por não condicionar a reaproximação à abertura do regime de Havana. Filho de cubanos, ele considera a política de Obama um fracasso. "Hoje, um ano e dois meses depois da abertura a Cuba, o regime continua mais repressivo do que nunca, mas agora tem acesso a milhões, talvez bilhões de dólares a que antes não tinham".
O único presidente dos EUA a visitar Cuba enquanto ocupava o cargo foi Calvin Coolidge, em janeiro de 1928. Jimmy Carter esteve na ilha em 2011, quando já era ex-presidente.