França prolonga estado de emergência por três meses

Autor: Da Redação,
terça-feira, 16/02/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Assembleia Nacional francesa aprovou nesta terça-feira (16) a extensão, por mais três meses, do estado de emergência no país.
Foram 212 votos a favor e 31 contra o prolongamento, que mantém a medida de segurança reforçada em vigor desde os ataques terroristas que deixaram 130 mortos em novembro do ano passado.
O atual estado de emergência expiraria no próximo dia 26. Desde sua aplicação, após os atentados, a polícia francesa já prendeu 344 pessoas e apreendeu 580 armas.
O governo de François Hollande pretende incluir na Constituição a previsão do estado de emergência, o que dispensaria a necessidade de aprovações do Parlamento.
Um projeto de reforma constitucional prevê também retirar a cidadania francesa de condenados por terrorismo. A proposta tramita na Assembleia Nacional.
O texto tinha passado no Senado na última semana.
A extensão do estado de emergência é criticada por grupos de direitos humanos como sendo prejudicial à democracia.
No fim de janeiro, milhares de pessoas marcharam em Paris para protestar contra a extensão do estado de emergência.
A Anistia Internacional salientou que "o estado de emergência não pode ser uma solução permanente" e que ele "traz prejuízo às liberdades fundamentais".
"Nós não devemos desistir de nossos direitos e de nossa liberdade", declarou em nota a Liga dos Direitos Humanos da França.