Líder do governo na Câmara diz que país está vencendo guerra contra zika

Autor: Da Redação,
terça-feira, 16/02/2016

RANIER BRAGON
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A retórica oficial sobre a epidemia de dengue e do vírus da zika no país teve um novo capítulo nesta terça-feira (16).
Depois de o ministro da Saúde, Marcelo Castro, dizer que o país estava perdendo "feio" a batalha contra o mosquito Aedes aegypti, o que levou a própria presidente Dilma Rousseff a reconhecer o revés, mas a reafirmar que o objetivo é a vitória, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse nesta terça que o governo patrocina "uma campanha vitoriosa de combate ao zika".
Em entrevista na Câmara dos Deputados, Guimarães procurava rebater as críticas da oposição direcionadas ao ministro da Saúde, que nesta quarta (17) pode abandonar seu posto por um dia para reassumir o mandato de deputado federal e votar na eleição para a Liderança do PMDB na Câmara.
"A oposição sabe que ninguém melhor do que o nosso governo conduziu uma campanha, está conduzindo uma campanha vitoriosa de combate à zika, ao mosquito transmissor de tudo isso. (...) O que vimos no sábado, para tristeza de alguns, foi uma mobilização do tamanho do oceano, e vamos repetir no dia 19. E vamos seguir em frente buscando vencer essa guerra. Estamos vencendo essa guerra", afirmou Guimarães.
Ele se referia à mobilização nacional do sábado (13) contra o Aedes aegypti, que envolveu mais de 350 cidades do país e contou com 220 mil integrantes das Forças Armadas, além da presença de ministros.
OTIMISMO
Questionado após a entrevista se não considerava excessivamente otimista falar a essa altura em campanha vitoriosa - a própria Dilma já afirmou que essa "guerra" é "continuada" e de "longo prazo" -, Guimarães afirmou que considera a mobilização nacional como vitoriosa, o que mostraria ao mundo o governo brasileiro está enfrentando e vencendo o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.