Rússia registra 1° caso de vírus da zika importado no país

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 15/02/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Autoridades sanitárias da Rússia anunciaram nesta segunda-feira (15) o primeiro caso de vírus da zika importado no país: uma mulher foi infectada na República Dominicana, no Caribe, onde havia passado as férias.
A mulher não havia apresentado sintomas da doença após retornar das férias para Moscou -cidade onde mora-, mas depois de alguns dias começou a ter mal-estar, febre e erupção cutânea, disse a agência de proteção do consumidor Rospotrebnadzor.
A agência informou que a mulher foi hospitalizada e o seu estado de saúde é satisfatório. "Testes de laboratório revelaram a presença do vírus da zika em amostras biológicas da paciente", disse a agência, que mantém os familiares mais próximos da mulher infectadas sob observação, mesmo após os exames serem negativos para o vírus.
O avião no qual a mulher viajou da República Dominicana à Rússia foi desinfetado "para evitar riscos para a saúde de seus passageiros", informou a agência.
A Rússia não abriga mosquitos do gênero Aedes, transmissores da doença. Como o caso é importado, a Rússia não entra nas estatísticas da OMS (Organização Mundial da Saúde).
BRASIL
Na última quinta (11), o Ministério da Saúde confirmou a terceira morte relacionada ao vírus da zika no país. A morte, de uma jovem de 20 anos do interior do Rio Grande do Norte, foi registrada em abril do ano passado.
Inicialmente, porém, o caso era investigado como morte suspeita por dengue. Após ter a doença descartada com os exames, técnicos que analisavam o caso decidiram verificar a possível ligação com uma infecção pelo vírus da zika. Análises feitas pelo Instituto Evandro Chagas apontaram então a presença do vírus nas vísceras da paciente.
A jovem havia sido internada em 11 de abril, após um quadro de tosse com sangramento. Dias depois, o quadro se agravou, e a jovem foi transferida para a UTI devido ao sangramento intenso.