Dados finais mostram vantagem acima de 20 pontos para Trump e Sanders

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 10/02/2016

THAIS BILENKY, ENVIADA ESPECIAL
MANCHESTER, NEW HAMPSHIRE (FOLHAPRESS) - O empresário Donald Trump, entre os republicanos, e o senador Bernie Sanders, entre os democratas, terminaram as primárias em New Hampshire com uma vantagem de mais de 20 pontos sobre os respectivos segundos colocados, mostraram os número da apuração, divulgados na tarde desta quarta (10).
O Estado foi o segundo a realizar prévias para decidir os candidatos dos Partidos Republicano e Democrata na eleição presidencial de 2016 nos Estados Unidos.
Sanders ficou com 60,1% dos votos dos eleitores democratas no Estado, ante 38,2% da ex-secretária de Estado Hillary Clinton.
Entre os republicanos, Trump obteve 35,4%, seguido do governador de Ohio, John Kasich, de perfil moderado, que teve 15,7% -um desempenho que pode dar algum fôlego à sua pré-candidatura, até então pouco destacada no enorme contingente do partido.
Vencedor na prévia inaugural, em Iowa, o senador ultraconservador Ted Cruz, do Texas, ficou em terceiro com 11,7%, o ex-governador da Flórida Jeb Bush em quarto, com 11%, o que também pode lhe dar sobrevida, já que a próxima prévia é na Carolina do Sul, Estado onde Bush tem uma base de votos confiável.
Bem cotado após um importante terceiro lugar em Iowa, o senador pela Flórida Marco Rubio acabou com 10,5%, aparentemente rejeitado por parte do eleitorado após uma má performance no debate do fim de semana passado.
Já o governador de New Jersey, Chris Christie, apontado em 2012 como promessa da campanha de 2016, terminou em sexto, com 7,4%. Emissoras e jornais americanos dizem que ele deve abrir mão da candidatura ainda nesta quarta-feira (10).
Na lanterna, ficaram a executiva Carly Fiorina (4,1%) e o neurocirurgião aposentado Ben Carson (2,3%).
Os resultados foram aferidos com 96% das urnas apuradas.