Coreia do Norte faz teste com míssil de longo alcance

Autor: Da Redação,
sábado, 06/02/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Desafiando advertências internacionais, a Coreia do Norte lançou neste domingo (horário local, noite de sábado no Brasil) um foguete de longo alcance que as Nações Unidas, e alguns países julgam ser um disfarce para um teste proibido de um míssil que poderia atingir a área continental dos EUA.
O lançamento, que as autoridades sul-coreanas confirmaram cerca de duas horas após ser aberta uma janela de lançamento de oito dias, vem poucos dias após o teste de uma bomba de hidrogênio pela Coreia do Norte.
A ação norte-coreana será considerado mais uma provocação por Washington e seus aliados e provavelmente levará a mais sanções e condenações das Nações Unidas.
Testes nucleares e lançamentos de foguetes pela Coreia do Norte são vistos como passos cruciais em relação a meta final do país de ter um arsenal com armas nucleares e mísseis de longo alcance.
A Coreia do Norte diz que seus programas nucleares e de mísseis são necessários para defender-se contra o que chama de décadas de hostilidade dos EUA.
O ditador Kim Jong-un supervisionou dois dos quatro testes nucleares e três testes de foguetes de longo alcance desde que assumiu após a morte de seu pai, Kim Jong-il, no final de 2011.
A Coreia do Norte diz que seus lançamentos de foguetes são missões de satélites, mas os EUA, a Coreia do Sul e outros países dizem que eles são testes secretos de tecnologia de mísseis balísticos.
O Conselho de Segurança da ONU proíbe a Coreia do Norte da atividade nuclear e de fazer testes com mísseis balísticos.
O teste nuclear realizado em 6 de janeiro fez a ONU reforçar as sanções contra o país.