Grávida de 20 anos é o segundo caso confirmado de zika em SP

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 01/02/2016

VENCESLAU BORLINA FILHO
CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) - Uma grávida de 20 anos moradora de Piracicaba, no interior de São Paulo, é o segundo caso confirmado de vírus da zika no Estado. O primeiro foi notificado em Bauru (a 329 km de São Paulo) no último dia 27.
De acordo com a prefeitura, a mulher apresentou manchas vermelhas pelo corpo - um dos sintomas da doença - na 28ª semana de gestação. Atualmente, ela está na 32ª semana e não tem mais o sintoma.
Ela fez um ultrassom e não foi identificada nenhuma anomalia na formação do crânio do bebê. A infecção por zika é uma das causas da microcefalia, que é a má-formação do cérebro do recém-nascido. Há casos em que o problema só é confirmado no final da gestação.
Segundo a prefeitura, a mãe será acompanhada pelo serviço público de saúde até o nascimento do bebê, que também terá acompanhamento. Não há no município casos de microcefalia relacionados à zika.
Ainda de acordo com a prefeitura, já foi feita uma ação de bloqueio em nove quarteirões ao redor da residência da paciente, inclusive com busca pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
No fim de semana, o secretário de Estado da Saúde, David Uip, esteve em Campinas para participar de um mutirão de limpeza contra o mosquito e confirmou a existência dos dois casos do vírus da zika no Estado.
Em Bauru, a doença também foi confirmada em uma mulher grávida. É a terceira gestação da paciente. No ano passado, foram quatro casos confirmados de vírus da zika no Estado, sendo dois deles na região de Campinas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, outros 17 casos suspeitos de vírus da zika estão sendo investigados em São Paulo.