Turquia acusa Rússia de invadir novamente seu espaço aéreo

Autor: Da Redação,
sábado, 30/01/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Turquia acusou a Rússia de invadir seu espaço aéreo pela segunda vez em dois meses, numa nova escalada da crise entre os dois países.
O avião russo SU-34 teria passado a fronteira às 11h46 de sexta (29), no horário local, apesar de avisos por radar em russo e em inglês, de acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Turquia.
O ministério turco acusa a Rússia de aumentar as tensões entre os dois países e diz que Moscou será responsável por quaisquer "terríveis" consequências.
O governo turco convocou o embaixador russo no país para transmitir seu "firme protesto e condenação" pela incursão do avião.
Em novembro, a Turquia abateu um avião russo acusado de violar o espaço aéreo turco perto da Síria, iniciando uma crise entre os dois países.
Na ocasião, o governo turco disse que o avião voou em espaço aéreo turco durante 17 segundos, apesar de receber seguidos alertas. A Rússia garante que o avião nunca entrou em área turca. Um piloto e um militar russo foram mortos no incidente.
Após o ataque, a Rússia suspendeu voos entre os dois países, proibiu empregados turcos de trabalharem em empresas russas e restabeleceu os vistos entre os dois países, entre outras medidas.