'New York Times' pede resposta urgente ao vírus zika em editorial

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 28/01/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A OMS (Organização Mundial da Saúde) precisa dar uma resposta urgente ao vírus zika para que a sua incidência não se torne uma epidemia como o ebola, afirma o jornal americano "The New York Times" em editorial publicado nesta quinta-feira (28).
Para o jornal, a resposta da OMS ao ebola, que teve maior impacto no continente africano, foi "lenta", e isso não pode se repetir em relação ao zika.
Nos nove meses desde que chegou às Américas, o zika agiu rapidamente no Brasil e em outras duas dúzias de países, transmitido por mosquitos da espécie Aedes, que se reproduzem em locais com acúmulo de água e geralmente picam durante o dia, tornando-os especialmente difícil de controlar, esclarece o jornal.
O texto ainda fala sobre as medidas feitas no Brasil contra o mosquito, como a ação de 200 mil soldados do Exército para encontrar focos do Aedes, e menciona o fato de o país ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Também cita a recomendação de El Salvador para que mulheres evitem gravidez até o ano de 2018.
Essas ações não são suficientes sem uma medida coordenada da OMS, que está reunida em Genebra, diz o "NYT". Para o jornal, a Organização ainda está "cochilando" em relação ao zika.