Políticos australianos desejam transformar o país em uma república

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 25/01/2016
O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, encontra a rainha Elizabeth II pela primeira vez, em novembro de 2015. Fonte: bbc.com

A maioria dos governadores de estados e territórios australianos assinou um documento favorecendo a república. O único que se recusou a assinar foi o governador do estado da Austrália Ocidental, que afirmou apoiar o movimento, mas que ainda não é o momento certo para mudar o sistema de governo.

Em 1999 foi feito um referendo para decidir se o país continuaria sendo uma monarquia sob a rainha Elizabeth II, ou se se tornaria uma república. O resultado dos votos foi de 54,87% favorecendo a monarquia, principalmente devido a divergências entre os republicanos. 

O atual primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, foi o líder do movimento republicano durante a época do referendo, e afirma não desejar mudanças enquanto durar o reinado de Elizabeth II. Embora a maioria dos políticos do governo australiano apoie o novo sistema, deve-se notar que os líderes do movimento ainda não propuseram uma organização definitiva.

Fonte: bbc.com