Talibã exige remoção de nomes de lista para retomar conversas de paz

Autor: Da Redação,
sábado, 23/01/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Afegãos do Talibã querem ser removidos da lista negra das Nações Unidas antes de considerar retomar as conversas de paz para por fim aos 15 anos de guerra civil no país, afirmou um membro do grupo radical.
Após meses de acirramento do confronto, com frequentes ataques suicidas a bomba na capital, afegãos e seus vizinhos ensaiam a retomada de negociações.
Um membro do grupo afirmou à Reuters que o Talibã pode cooperar se o Conselhos das Nações Unidas cancelar a resolução de limitar viagens de membros do alto escalão do grupo.
"Nós propomos que eles primeiro nos tirem da lista negra das Nações Unidas e nos permita a viajar livremente pelo mundo. Então, poderemos pensar em retomar as negociações de paz", disse um membro sênior do Talibã em condição de anonimato.
O Paquistão foi palco da primeira conversa formal entre o Talibã e o governo afegão em julho de 2015, mas uma segunda rodada de conversas foi cancelada.
Em 2010, o Afeganistão disse às Nações Unidas que concordava em remover da lista negra talibãs que se desvincularam da al Qaeda. O governo afegão listou 20 nomes, mas apenas cinco foram retirados de fato.