Premiê turco oferece ajuda para resolver crise entre Riad e Teerã

Autor: Da Redação,
terça-feira, 05/01/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, ofereceu a ajuda de Ancara para apaziguar a tensão entre Arábia Saudita e Irã, acirrada no sábado após a execução de um clérigo xiita pelas autoridades sauditas.
"Canais diplomáticos devem ser procurados imediatamente. A Turquia está pronta para oferecer qualquer ajuda que pudermos em prol de uma solução", disse Davutoglu nesta terça-feira (5) durante uma reunião de seu partido Justiça e Desenvolvimento, no Parlamento.
Mais cedo, a chancelaria turca havia pedido às autoridades de Riad e Teerã "o fim das ameaças, o retorno à linguagem diplomática e a cautela mútua".
A Turquia é um país muçulmano com grande influência regional e é aliada dos Estados Unidos no Oriente Médio.
No domingo (3), a Arábia Saudita cortou relações diplomáticas com o Irã, um dia depois de manifestantes atacarem a embaixada saudita em Teerã, em protesto contra a execução do clérigo xiita Nimr al-Nimr, proeminente crítico da monarquia saudita.
O regime iraniano condenou a ação dos manifestantes, mas endossou as críticas à monarquia saudita pela execução daquele religioso.
O afastamento da Arábia Saudita em relação ao Irã foi seguido por aliados regionais, como Bahrein e Sudão, que romperam com o país persa na segunda-feira (4), e os Emirados Árabes Unidos, que rebaixaram suas relações com a república islâmica para assuntos comerciais. Nesta terça, o Kuait chamou de volta seu embaixador em Teerã.
As relações entre Arábia saudita, de maioria sunita, e Irã, de população majoritariamente xiita, têm um histórico problemático. Sunismo e xiismo são duas seitas distintas do islã.
As disputas entre ambas as potências estão inseridas em um contexto mais amplo, com desavenças políticas e ansiedades vindas de ambos os lados por maior influência no Oriente Médio.