Sobe para 25 número de cidades gaúchas em situação de emergência

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 01/01/2016

JULIANA COISSI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mais três municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência, elevando para 25 as cidades nesta condição em decorrência das enchentes na fronteira gaúcha com o Uruguai desde a semana passada.
O número de pessoas que tiveram de deixar as casas com o transbordamento de rios também cresceu. Foram 2.517 famílias atingidas, segundo novo boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgado nesta sexta-feira (1º). Até domingo (27), eram 1.964 que precisaram se abrigar na casa de amigos e parentes.
Mesmo com a trégua das chuvas no início da semana, o nível dos rios ainda permanece alto. Em Uruguaiana, uma das cidades mais atingidas, o rio Guaíba alcança 11,26 metros, bem acima dos 8 metros do nível de alerta.
Moradores de Uruguaiana chegaram a montar barracas em pontos próximos de suas casas com medo de que seus pertences fossem roubados.
Além de Uruguaiana, a situação também é crítica em cidades como Alegrete, São Borja e São Gabriel.
As cheias atingiram também países vizinhos, deixando cerca de 100 mil desalojados no Paraguai. Na Argentina, foram 20 mil afetados e no Uruguai, 11,3 mil.
A presidente Dilma Rousseff sobrevoou as áreas mais afetadas no sábado (26), quando se reuniu com prefeitos para estabelecer os pontos prioritários da ajuda federal. A presidente prometeu apoio aos agricultores prejudicados -a região na fronteira com o Uruguai é a principal produtora de arroz do país-, mas não detalhou como será o auxílio.
Neste sábado (2) e domingo (3), não há previsão de chuvas em Uruguaiana, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), mas a partir de segunda (4) podem ocorrer pancadas de chuva ao longo do dia.