Após fala de Obama, Turquia diz que continuará retirando tropas do Iraque

Autor: Da Redação,
sábado, 19/12/2015

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Turquia anunciou neste sábado (19) que continuará a retirar suas tropas do Iraque. A declaração vem um dia após o presidente americano, Barack Obama, pedir ao colega turco, Recep Tayyip Erdogan, que mantenha a medida para reduzir a tensão entre ambos os vizinhos.
"Levando em conta a sensibilidade da parte iraquiana (...), a Turquia continuará com o processo de retirada de suas tropas estacionadas na província de Mossul [norte do Iraque]", anunciou o Ministério turco das Relações Exteriores em um comunicado.
Em telefonema, Obama insistiu na necessidade de que a Turquia "respeite a soberania e a integridade territorial do Iraque", segundo o comunicado da Casa Branca divulgado na sexta-feira.
Na mesma conversa, o presidente americano saudou "a contribuição" da Turquia para a coalizão militar contra o grupo Estado Islâmico (EI), liderada por Estados Unidos.
Em seu comunicado, a Chancelaria turca admite "uma falta de comunicação" com Bagdá sobre o assunto e garante que Ancara "continuará coordenando com o governo iraquiano sua contribuição militar na luta contra o Daesh [acrônimo em árabe para o EI]".
Na última terça, o Iraque reivindicou a "retirada total" das forças turcas de seu território.