Estudantes fecham Faria Lima com Rebouças em ato contra reorganização

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 07/12/2015

LEANDRO MACHADO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cerca de 50 estudantes do colégio Fernão Dias Paes fecharam o cruzamento das avenidas Faria Lima e Rebouças na tarde desta segunda-feira (7) contra a reorganização dos colégios estaduais de São Paulo. O bloqueio ocorreu às 17h05 e permanecia às 17h40.
Os alunos obtiveram uma vitória na última sexta (4) quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB), sob uma série de protestos e com seu mais baixo índice de popularidade, decidiu suspender a implementação de um plano de reorganização, que unificaria ciclos de ensino e fecharia 92 escolas do Estado.
Em pronunciamento, Alckmin afirmou que recuou para "aprofundar o diálogo" em 2016. "Nós entendemos que devemos aprofundar o diálogo, vamos dialogar escola por escola", disse.
Os estudantes, porém, não querem apenas uma suspensão e protestam por uma garantia de que a reorganização não vai acontecer. Eles também pedem uma punição aos policiais militares que agrediram estudantes durante os protestos que ocorreram nas últimas semanas.
Devido ao congestionamento na região, dezenas de pessoas preferiram descer de ônibus e continuar o trajeto a pé ou usar de meio de transporte, como o metrô. O Fernão Dias é um dos 195 colégios ocupados por alunos em protesto contra a reorganização estrutural proposta pelo governo de São Paulo.