Governo de Minas suspende atividade da Samarco em Mariana

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 09/11/2015

ESTÊVÃO BERTONI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Todas as atividades da Samarco, empresa de mineração responsável pelas barragens de rejeitos que se romperam na última quinta-feira (5) , em Mariana (MG), foram embargadas na região pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, na última sexta-feira (6). O órgão anunciou nesta segunda-feira (9) a medida.
Com a iniciativa, a empresa só está autorizada a realizar ações emergenciais que procurem minimizar o impacto da ruptura das estruturas e prevenir novos danos. Na quinta-feira, um mar de lama devastou o subdistrito de Bento Rodrigues, atingiu municípios vizinhos e deixou ao menos dois mortos e 25 desaparecidos, até a tarde desta segunda-feira.
O embargo está previsto na legislação, segundo a secretaria, em situação emergencial para apurar as causas da tragédia e as consequências do rompimento da barragem na saúde da população e no meio ambiente.
Só após adotar medidas de reparo dos danos a Samarco poderá retomar suas atividades na cidade. A empresa já tinha anunciado que também iria paralisar suas atividades no município de Anchieta, no Espírito Santo, ao final do estoque de minério, mas não especificou quando isso deverá ocorrer.