UEPG prorroga inscrição para o Vestibular de Verão

Autor: Da Redação,
terça-feira, 06/10/2015
UEPG prorroga inscrição para o Vestibular de Verão.Foto: Divulgação UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) prorrogou o prazo de inscrições para o Vestibular de Verão 2015. Elas poderão ser feitas pelo site www.cps.uepg.br/vestibular até quarta-feira (7). O prazo para o pagamento da taxa de inscrição (R$ 115) vai até quinta-feira (8). A decisão foi tomada por causa de um congestionamento nos servidores da UEPG neste domingo (4), o que impediu alguns candidatos de concluírem a inscrição. “É justo prorrogar o prazo para não prejudicar as pessoas que tiveram dificuldades de acesso ao sistema e, por isso, não conseguiram se inscrever”, diz o coordenador geral da Coordenadoria de Processos de Seleção, professor Ivo Mario Mathias. 

As provas do Vestibular de Verão 2015 serão nos dias 13 e 14 de dezembro em Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. O candidato deverá fazer a opção pelo local de prova no ato da inscrição.

A UEPG oferta 720 vagas distribuídas em 38 cursos. Para a inscrição no site, o candidato deverá, em primeiro lugar, baixar o Manual do Candidato para conhecimento das regras do concurso. Ao fazer o pagamento da taxa de inscrição, o candidato precisa dar ciência e concordância com as condições estabelecidas. Deverá ainda responder ao questionário socioeducacional, cujas informações vão orientar políticas educacionais da instituição e do governo. O segundo passo é a impressão da ficha de inscrição, que deverá ser apresentada para o acesso aos locais de prova. Na ficha, o candidato deve colar uma foto 3x4, recente e de conformidade com a aparência atual, e a fotocópia do documento de identificação (com foto) utilizado na inscrição. Em relação à foto, o candidato poderá enviar um arquivo ‘JPG’ para ser inserido na ficha de inscrição, mediante análise os organizadores do vestibular.

COTA, NOME SOCIAL, ENEM - Na inscrição, o candidato deverá marcar sua opção pelas cotas para estudantes da escola pública e estudantes que se autodeclararem negros também alunos da rede pública de ensino. Nos dois casos, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter estudado todas as séries dos ensinos fundamental e médio em escola pública, além de não ter curso superior em andamento ou concluído. A comprovação de ter cursado todas as séries da educação básica em escola pública será efetivada pela apresentação do histórico escolar no momento do registro acadêmico e matrícula. A UEPG reserva 50% das vagas às cotas, sendo 40% para estudantes da escola pública e 10% para negros. Os demais 50% vão para a chamada cota universal. A UEPG também permite ao candidato a utilização de nome social. 

De acordo com o Regimento Geral da instituição, o candidato transexual, se maior de 18 anos, poderá requerer por escrito o uso do nome social para os procedimentos de seleção. O requerimento deve ser protocolado no Centro de Convivência do Campus da UEPG em Uvaranas, até o último dia das inscrições. Ao requerimento o interessado deverá anexar fotocópia de um documento oficial de identificação com foto. Os candidatos poderão ainda utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado a partir de 2009. Para isso, deverão ter aproveitamento mínimo de 40% nas questões objetivas do Enem. O percentual de 10% da pontuação será adicionado ao total de pontos obtidos no vestibular. Também é responsabilidade do candidato marcar uma opção de língua estrangeira para a prova de Conhecimento Gerais. As opções da UEPG são inglês, espanhol ou francês. Para as questões de Literatura Brasileira e de Língua Portuguesa, a UEPG destaca cinco obras: Recordações do Escrivão Isaías Caminha (Lima Barreto); O Aprendiz de Feiticeiro (Mário Quintana); O Grande Mentecapto (Fernando Sabino); Quase-Memória, Quase Romance (Carlos Heitor Cony); e Amor e Outros Contos (Luiz Vilela). Na Redação, serão explorados os gêneros de produção textual: carta de reclamação; carta resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo; notícia; e resumo.