PRF transporta órgãos entre dois hospitais no Paraná

Autor: Da Redação,
domingo, 27/09/2015
PRF transporta órgãos entre dois hospitais no Paraná - Foto - Divulgação/PRF

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportaram um fígado, por via terrestre, na madrugada deste domingo (27) entre os municípios de Guarapuava, na região central do Paraná, e Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba.

O serviço da PRF foi solicitado pela Central Estadual de Transplantes. Sob chuva e neblina, viaturas da PRF percorreram cerca de 300 quilômetros entre os hospitais São Vicente de Paulo e Angelina Caron. O transporte teve início às 23h30 de sábado e foi concluído por volta de 3 horas da madrugada deste domingo. Estiveram envolvidas equipes dos postos São Luiz do Purunã e Guará da PRF.

No último dia 12, a PRF já havia realizado o transporte de outros quatro órgãos humanos entre os mesmos dois hospitais. Na ocasião, três transplantes foram realizados, com êxito. Como ser um doador de órgãos.

Mais de 95% dos transplantes no Brasil são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No país, a doação de órgãos só acontece com a autorização dos familiares. O passo principal para se tornar um doador é conversar com a família e deixar claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Na sexta-feira, em Apucarana, a família de um rapaz de 18 anos que faleceu de embolia pulmonar autorizou a doação dos órgãos do rapaz.